Un froid de canard, aprenda francês

Un froid de canard. Fonte : Pixabay
Un froid de canard. Fonte : Pixabay

Un froid de canard. O que quer dizer esta expressão?

Ontem, voltando do trabalho, tive que esperar um ônibus durante minutos que pareciam durar uma eternidade. Isto porque estava chovendo e tinha um vento muito frio, glacial (“glagla”!). Foi quando me veio em mente a expressão :

“Il fait un froid de canard”!

Uma tradução literal seria “está fazendo um frio de pato” e corresponde às nossas expressões “um frio de rachar” ou “um frio de cão”!

Mas de onde vem este “froid de canard” ?

A expressão é ligada à caça aos patos, que acontece em períodos frios. Como os patos vivem na água, por exemplo em lagos, para se proteger de seus predadores, o melhor momento para a caça seria quando estes lagos se congelam, deixando os patos mais vulneráveis. Assim, o caçador precisa ficar imóvel, no frio glacial, esperando o bom momento para capturar sua presa.

E então, você ja sentiu um froid de canard? 🙂

Saiba mais

Leia nossos outros artigos sobre expressões francesas

Sobre Angélica Galvão 35 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*