Paris vista do céu – Ballon Air de Paris

Ballon Air de Paris - Ballon Generali
Ballon Air de Paris - Ballon Generali

Que tal ver Paris de dentro de um balão a 150m de altura? É o que você pode viver com o Ballon Air de Paris, rebatizado Ballon Generali.

Todo ano 7 milhões de pessoas visitam a Torre Eiffel e lá de cima tiram inúmeras fotos de Paris e seus principais pontos turísticos, visíveis daquela altura. Mas existe alguma possibilidade de ter uma vista panorâmica que inclua a Torre Eiffel? Sim! Hoje eu te proponho o Ballon Air de Paris.

Ballon Air de Paris – Ballon Generalli

Desde 1999, o Ballon Air de Paris está instalado no Parc André Citroën, bairro Javel – 15e arrondissement de Paris. Ele pode ser visto de vários pontos do Sul da capital francesa.

Leia nosso artigo sobre o Parc André Citroën

Trata-se de um balão estático que sobe a 150 metros de altura e dá realmente a impressão de estar voando!

Repleto de gás hélio, o balão de 32 metros de altura (o maior do mundo!) sobe a 150 m em poucos minutos e com estabilidade. Algumas pouquíssimas variações podem ser sentidas, sem causar incômodo particular.

Para se ter uma idéia de quão alto o Ballon Air de Paris pode subir, saiba que o segundo andar da Torre Eiffel está a “apenas” 115m do solo!

Um balão que monitora a qualidade do ar de Paris

Desde 2008, o Ballon Air de Paris tem outra função: servir de indicador da qualidade do ar de Paris. Quando ele tem uma coloração esverdeada é porque tudo está dentro das normas aceitáveis. Alaranjado significa que a qualidade está medíocre e vermelho, você entendeu, má qualidade.

O balão tem um equipamento de medida da qualidade do ar, fruto de uma colaboração com AirParif (organismo de vigilância do ar na França) e CNRS (centro nacional de pesquisa cientifica).

E é graças ao observatório atmosférico Generali que as medidas podem ser feitas 7 dias por semana. Daí seu novo nome, Ballon Generali.

Neste contexto, vôos científicos são autorizados a subir até a 300m de altura!

Quem pode subir no Ballon Air de Paris?

A boa notícia é que o Ballon Air de Paris é acessível a adultos e crianças de qualquer idade!

Eu mesma fui a primeira vez em família, acompanhada do meu filho mais velho que na época tinha pouco menos de 6 anos. O passeio foi inesquecível para todos nós 🙂

Quanto custa?

  • Adultos e maiores de 12 anos pagam 12€
  • Crianças entre 3 e 6 anos pagam meia
  • Crianças de menos de 3 anos não pagam
  • Gratuito também para os parisienses de menos de 12 anos (sob apresentação de comprovante de domicílio)

Como ir

O Ballon Air de Paris fica no Parc André Citroën no 2, Rue de Cauchy 75015, Paris.
Chegar lá é simples:

  • RER C Pont du Garigliano – Javel
  • Tramway T3, Pont du Garigliano
  • Metrô 10, Javel
  • Ônibus 42 e 88

Quando ir ?

Esta é a particularidade deste passeio. O Ballon Air de Paris – Ballon Generalli só funciona nos dias em que as condições climáticas são favoráveis.

No dia que você desejar ir até lá, consulte o site da atração para ver se está funcionando. Em dias de chuva ou fortes ventos, desista.

Talvez isso faça parte do charme do balão, esta capacidade de se fazer desejar 🙂

Pra completar, saiba que desde 1999, apenas meio milhão de pessoas tiveram a oportunidade de “sobrevoar” Paris neste balão. Por que você não inclui este passeio no seu roteiro e acrescenta um toque de originalidade à sua viagem?

Saiba mais

Em francês: http://www.ballondeparis.com/fr/

Sobre Angélica Galvão 35 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*