A ludoteca, ou como desenvolver a criatividade das crianças

Ludoteca : área de jogos
Ludoteca : área de jogos

Como ajudar seu filho a desenvolver sua criatividade? Como não se arruinar comprando caixas e caixas de brinquedos que vão servir durante pouco tempo até que os bambinos se desinteressem e passem a outra coisa? Como criar contatos com outros pais & filhos? Hoje eu te proponho a ludoteca!

O que é uma ludoteca?

A ludoteca é um espaço lúdico inteiramente dedicado às brincadeiras e aos jogos.

Assim como em uma biblioteca podemos encontrar tudo o que é relacionado aos livros, incluindo conselhos de bibliotecários e acesso a uma comunidade de leitores, em uma ludoteca se encontra tudo o que é ligado a brincadeiras e atividades criativas, podendo-se contar com conselhos dos ludotecários e integrar uma comunidade lúdica.

Continuando com a comparação, na ludoteca você também pode pegar jogos e brinquedos emprestados por um período determinado.

Por que ir a uma ludoteca?

Variar as atividades

Todo mundo compartilha aquela imagem de crianças brincando nos parques publicos franceses, correndo nas gramas, sorrindo felizes…

A realidade é que esta imagem existe, sim, mas (sempre tem um mas!) não é todo dia que tem sol e que é agradavel brincar nos parques. Além disso, as crianças estão em fase de desenvolvimento e têm sede de novas atividades, novas descobertas. Ir ao parque é legal, mas não é o suficiente.

Economizar na compra de brinquedos

Um grande quebra-cabeças para os pais é proporcionar aos filhos esta descoberta constante, favorecendo a imaginação deles – e tudo isto sem gastar uma fortuna.

Quem tem boas condições financeiras pode investir pesado em novos brinquedos com frequência – mas (ainda o mas!) no final das contas pode haver uma certa decepção ao ver que bem rápido o filho já virou a pagina e deixou de lado os brinquedos recém comprados.

E sem falar do espaço que os brinquedos ocupam nas nossas casas cada vez menores (penso principalmente nos parisienses)!

Pixabay : ludoteca
Pixabay : ludoteca

Favorecer a sociabilização das crianças

Outro fator importante é que na França muita gente não vive tão perto de outros familiares que teriam crianças da mesma idade. Desta forma, muitas vezes as pessoas têm dificuldades em tecer contatos com outros pais/famílias e favorecer a sociabillização dos pequenos.

A ludoteca responde a estas necessidades das crianças e dos pais. Veja abaixo como funciona!

Como funciona a ludoteca?

Tudo depende do tamanho e dos recursos de cada ludoteca.

As ludotecas que já visitei são organizadas em espaços de jogos separados para cada faixa de etária (0-2 anos, 3-4 anos, etc.) ou ainda por tipo de atividade (jogos de sociedade, videogames…). O interessante é que há atividades para toda a família!

Para se ter acesso a todos os recursos, é necessário se inscrever na ludoteca e pagar uma contribuição anual. A partir de então, é possível frequentar o espaço lúdico e usar seus recursos sempre que quiser.

A maioria das ludotecas tem um catálogo com os jogos e brinquedos disponíveis para empréstimo e propõe um serviço de reservação. A que eu frequento nos dá o direito de ficar três semanas com cada brinquedo, o que é tempo suficiente para as crianças se divertirem e até mesmo se desinteressarem.

Vale lembrar que não é uma creche, então as crianças devem estar acompanhadas o tempo inteiro por adultos que se responsabilizam por elas e por suas ações.

A idéia aqui não é liberar tempo para os pais irem fazer outra coisa, mas incentivar atividades compartilhadas por pais e filhos: já brincou com seu filho hoje?

Neste ambiente cheio de pais e filhos, surge a oportunidade de conhecer outras pessoas e criar laços de amizade,. Isto pode ser benéficos tanto para os pais (que podem conversar com outras pessoas que passam por situações similares às suas) quanto para os filhos (que vão poder brincar com amiguinhos e aprender a se respeitar, se defender, etc.).

Na prática

Os horários de funcionamente variam de lugar pra lugar. A ludoteca proxima à minha casa, por exemplo, abre 4 dias por semana, sendo duas vezes apenas à tarde – e nas outras duas no período da manhã e igualmente no período da tarde.

Com estes horários restritos, percebe-se que o foco das ludotecas são as crianças que ainda não frequentam a escola, ou seja, abaixo de três anos.

Durante a semana o que mais se vê são crianças acompanhadas por babás, mesmo se alguns pais que colocaram a carreira entre parênteses também estão por ali. Aos sábados o número de familias presentes é maior.

Ainda assim, vejo que certas ludotecas tentam diversificar seus serviços para atender aos interesses de todas as idades. Algumas, por exemplo, abrem uma vez por mês à noite para soirées jogos, à partir das 20h30 – o que é mais adaptado para um público adolescente / adulto.

Quanto custa?

Pixabay : pagamento
Pixabay : pagamento

A ludoteca que frequento pede uma contribuição anual de 38€. É algo muito em conta para as familias, já que sai por pouco mais de 3€ por mês.
Normalmente o valor da inscrição é mais alto para as pessoas que moram em cidades diferentes de onde a ludoteca está instalada, mas nos casos em que vi, o valor não chegou a dobrar.

Conclusão

Recomendo a ludoteca para todos os pais que queiram diversificar as atividades propostas aos seus filhos. Trata-se aqui de algo que vem contribuir para o desenvolvimento das crianças, por um investimento mínimo que cabe em qualquer bolso.

Ir a uma ludoteca é uma otima idéia para aqueles dias chuvosos ou frios, em que as atividades ao ar livre não são muito atrativas – e mesmo para os dias ensolarados em que estamos cansados do parquinho. É também uma boa idéia para fazer contatos com outras famílias.

Divirtam-se!

Veja os sites de algumas ludotecas

Sobre Angélica Galvão 36 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*