Juillettiste ou aoûtien, aprenda francês

Juillettiste ou aoûtien. Imagem: Pixabay
Juillettiste ou aoûtien. Imagem: Pixabay

Juillettiste ou aoûtien? A gente ouve estes termos com muita freqüência na França durante o verão. Mas o que querem dizer?

Juillettiste ou aoûtien: relativos aos meses de julho e agosto

As férias escolares de verão na Europa duram dois meses, de maneira geral. Este ano, aqui na França, as aulas terminaram dia 07 de julho e voltarão apenas dia 04 de setembro para o início do próximo ano letivo.

Sendo assim, as famílias se organizam para partir de férias em julho (juillet) ou em agosto (août) , já que a maioria dos pais que trabalham não podem se ausentar durante todo o período de férias dos filhos (há exceções, como professores, por exemplo).

O costume aqui na França é pegar três semanas de férias de verão, entre as 5 semanas a que os trabalhadores têm direito no total. E quando você sai de férias em julho, é considerado juillettiste. Saindo em agosto, aoûtien – simples assim.

Juillettiste ou aoûtien; um estado de espírito e/ou uma série de préconceitos?

Pode parecer banal, mas há diferenças entre ser juillettiste ou aoûtien. Isto porque o mês de agosto é realmente o mês em que o país reduz toda atividade econômica que não esteja ligada ao turismo (muitas empresas até fecham as portas nas primeiras semanas de agosto). Então trabalhar em agosto é ter a certeza de que não haverá pressão, pois os projetos não vão avançar com rapidez. Muitas vezes não dá nem pra fazer reuniões porque ninguém esta disponível.

E daí vem uma “guerrinha” cheia de pré-julgamentos entre os que partem em julho ou em agosto (claro que estamos falando de quem pode escolher quando partir). Veja alguns exemplos:

Tenho razão. Imagem Pixabay
Tenho razão. Imagem Pixabay
  • “O juillettiste deixa os colegas trabalhando e quando volta, já não tem nada pra fazer, a não ser contar moscas no escritório, esperando o mês de setembro”
  • “O aoûtien é um puxa-saco. Quer estar na empresa pra se mostrar para o chefe (quand não é ele mesmo o chefe)”
  • “O juillettiste não esta nem aí pra empresa. Dane-se o trabalho! É um sindicalista. O que importa é aproveitar as 3 semanas de férias garantidas pela lei”
  • “O aoûtien tem consciência profissional. Quer ter certeza de que nenhuma decisão importante será tomada durante sua ausência”
  • “O aoûtien é rico, pode se permitir pagar caro as reservas nos hotéis e outras atrações. O juillettiste é pobre, prefere ser um dos primeiros a partir, pra garantir preços razoáveis”
  • “O juillettiste adora estar em Paris em agosto, quando a cidade esta vazia. O aoûtien não se incomoda em passar horas procurando um metro quadrado pra colocar sua toalha na praia super-lotada”

E você, é juillettiste ou aoûtien? De que “lado” você esta? 🙂

Deixe sua experiência aqui nos comentários!

Sobre Angélica Galvão 35 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

2 Comentários

  1. Je suis juillettiste, bien sûr!
    Como não tenho filhos, na verdade prefiro férias fora de temporada. Já estive em Paris em maio, junho e julho (para passar o 14 juillet).
    Agosto seria fora de questão, mesmo que eu morasse aí… Detesto aglomerações e filas.
    Aqui no Brasil costumo tirar poucos dias no final do ano e o restante em maio/junho…

    • Sabe que gosto de passar o mês de agosto por aqui? Como não sou turista, acho a cidade bem vazia, calma. Quase não tem ninguém nos transportes… Muito bom! Fora que quando fico aqui em agosto é porque estou trabalhando, então quase não tem problemas no escritorio, ja que muitos estão de férias 🙂 Eita, alegria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*