Por que franceses queimam carros no ano novo?

Carro incendiado - fonte: Pixabay
Carro incendiado - fonte: Pixabay

Todo ano, milhares de carros são incendiados na França durante a noite da virada do Ano Novo. Só em 2018, 1031 carros foram queimados. Mas por quê estes incêndios de carros?

Histórico de revoltas populares e manifestações em 2005

Os incêndios de carros no ano novo são uma prática que se tornou muito comum desde as grandes manifestações de 2005, em que a população quis mostrar sua revolta face à injustiça e à violência policial contra os jovens da periferia.

Em 2005, no dia 27 de outubro, 2 adolescentes de 15 e 17 anos que estavam sendo perseguidos pela polícia morreram eletrocutados em um transformador elétrico, na cidade de Clichy-sous-Bois.

Ali começaram as manifestações de revolta, que logo se espalharam por toda a França e duraram 3 semanas. A morte dos jovens causou muita emoção e abriu feridas profundas sobre a injustiça social, a violência policial – braço armado das políticas do país, a discriminação entre franceses “de souche” (fraceses há várias gerações) e franceses de origem estrangeira, filhos da imigração.

Durante as 3 semanas, 10 mil carros foram incendiados na França.

Mas quais são as razões pra os incêndios de carros na noite do Ano Novo?

Um artigo do L’Obs Rue 89 (veja o link abaixo) de 2012 lembra que todo ano 40.000 carros são queimados na França. Mas a noite de São Silvestre tem maior visibilidade.

O jornal cita 3 principais causas para os incêndios de carros:

  1. uma forma de chamar a atenção e mostrar sua raiva e indignação quanto às políticas e instituições
  2. carros queimando : um espetáculo que é bonito
  3. uma forma de se livrar de um carro defeituoso e ganhar o dinheiro do seguro / ou de se livrar de um carro roubado e apagar traços como impressões digitais

Saiba mais

Análise do sociólogo Gérard Mauger sobre as revoltas e os incêndios de carros de 2005 : http://m.huffingtonpost.fr/gerard-mauger/les-raisons-et-les-causes-de-lemeute-de-novembre-2005_b_4259589.html

Artigo do jornal L’Obs – Rue 89, sobre o porquê dos incêndios de carros na França durante a noite de São Silvestre : https://www.nouvelobs.com/rue89/rue89-police-justice/20121231.RUE2169/pourquoi-bruler-des-voitures-le-31-decembre.html

Shares 690
Sobre Angélica Galvão 35 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*