Conheça a Igreja Notre-Dame du Travail, em Paris 14

Notre Dame du Travail, em Paris
Notre Dame du Travail, em Paris

Um belo dia resolvi mudar de itinerário para ir a uma reunião, quando me deparei com a bela e atípica igreja Notre-Dame du Travail (Nossa Senhora do Trabalho), no bairro Plaisance em Paris 14e.

Desde então, gosto muito de passar por ali e nas próximas linhas eu te falo um pouco sobre esta igreja que merece ser conhecida – e que tem uma relação com a língua portuguesa!

História da construção da igreja
Notre-Dame du Travail

Na época da Exposição Universal do final do século 19 e início do século 20, os operários viviam no 14e arrondissement (ou distrito) de Paris.

Para te ajudar a localizar melhor o lugar, trata-se do arrondissement onde há a Tour Montparnasse, que é aquele prédio escuro de 200m de altura que a gente vê de vários pontos da cidade.

O número de frequentadores era grande na paróquia – passou de 10.000 em 1856 a 35.000 em 1897. Por isto foi preciso construir uma nova igreja, já que a mais próxima (de Plaisance) era muito pequena.

Inaugurada em 1902, Notre-Dame du Travail foi concebida pelo arquiteto Jules-Godefroy Astruc e chama a atenção por sua estrutura metálica inovadora.

É neste quesito que a igreja se mostra atípica. As estruturas de ferro só eram usadas até então para construir prédios como estações de trem. O metal se impôs como o material mais barato, que se encaixava no tímido orçamento do projeto de construção.

Do lado externo, a fachada guarda traços arquiteturas de inspiração romana.

A idéia é que a igreja Notre-Dame du Travail deveria ajudar a reconciliar os trabalhadores com a religião, o trabalho e o capital (dédicace de Soulange-Bodin).

O sino da igreja, souvenir de guerra

O sino instalado na igreja foi trazido de Sébastopol (parte da federação russa), após a cidade ter sido tomada pelas forças franco-britânico-otomanas em 1855 durante a guerra da Criméia.

Este sino foi doado à igreja pelo imperador Napoléon III.

Esta guerra marcou a história, entre outros motivos, por ter sido mortífera: fala-se de 70.000 mortos e feridos.

Monumento histórico desde 1976

Em 1976, a igreja Notre-Dame du Travail entrou na lista dos monumentos históricos para proteger sua fachada, mas também seu interior.

Notre-Dame du Travail e a língua portuguesa

Curiosamente, a igreja Notre-Dame du Travail tem uma relação especial com a nossa língua portuguesa.

Ali há missas em português, assim como outras atividades, por exemplo catequese, grupos de orações e até mesmo um coral.

Para conhecer os horários, visite o site da Notre-Dame du Travail, pelo link abaixo.

Como ir até a Notre-Dame du Travail

Localizada no 59, Rue Vercingétorix 75014 Paris, a igreja fica a próxima à Gare Montparnasse.

Assim, ela é acessível pelo metrô : linhas 4, 6, 12 e 13.

Os ônibus 88 e 96 também passam bem perto.

Saiba mais sobre a igreja Notre-Dame du Travail

Site oficial https://www.notredamedutravail.net

Ótimo texto em francês sobre a história da igreja Notre-Dame du Travail: https://insitu.revues.org/4660

Sobre Angélica Galvão 35 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*