Galette des rois : origens e receita

Galette des rois - Fonte Pixabay
Galette des rois - Fonte Pixabay

Ah, a galette des rois! Com certeza uma das descobertas gastronômicas que mais me agradaram na França. Quer saber as origens e como fazer em casa? Leia este artigo <3

A galette des rois : o que é, como se consome?

A galette des rois é uma sobremesa que se come tradicionalmente na França, no Quebec, na Suissa, na Bélgica e em outros paises, pra comemorar a visita dos reis magos ao recém-nascido Menino Jesus. Por isto o nome: bolo dos reis.

Esta celebração de origem católica acontece no dia 6 de janeiro, chamado de dia de Epiphanie.

O principio da galette des rois é fazer uma espécie de torta de amêndoas em pó e esconder dentro dela uma fava.

Um momento de convivialidade

No momento de comer a galette, morna ou fria, é de costume pedir à criança mais jovem da família pra ir pra debaixo da mesa e dizer aleatoriamente pra quem vai cada um dos pedaços.

Assim, a pessoa que tiver a sorte de encontrar a fava no seu pedaço de galette (cuidado pra não engolir ou quebrar um dente!) é considerada rei ou rainha e recebe uma coroa de papel pra colocar sobre a cabeça!

Criança distribui os pedaços da galette - Fonte Pixabay
Criança distribui os pedaços da galette – Fonte Pixabay

Fava ou santon? Ou os dois?

Tradicionalmente, uma fava era colocada dentro da galette des rois. No final do século XVIII, começou-se a usar pequenos personagens de porcelana representando santos, por isto estes personagens são conhecidos como santons.

Nos dias atuais, os santons podem ter formas totalmente diferentes, representando por exemplo objetos da vida cotidiana, personagens de desenhos animados, etc.

Há quem coloque dentro da galette um santon e uma fava. A idéia é que quem encontrar o santon é considerado rei ou rainha e ganha a coroa. Já quem encontrar a fava ganha o dever de oferecer a galette no próximo ano 🙂

Reis magos - Fonte Pixabay
Reis magos – Fonte Pixabay

De onde vem a tradição da galette des rois ?

Uma hipótese é que a galette des rois vem de uma festa romana chamada Saturnales, onde havia uma inversão de papéis temporária : um escravo era designado “rei por um dia”.

Em cada família, uma fava era colocada em um bolo pra determinar que escravo poderia ter seus desejos realizados durante o dia, incluindo dar ordens aos seus mestres… antes de voltar à situação de servidão ou mesmo de ser executado :-O

Mais recentemente, na França pós-revolução, tentaram sem sucesso trocar o nome desta galette porque nada que fizesse referência a reis ou rainhas era tolerado.

Receita de galette des rois

E aqui vai a parte que todo mundo estava esperando : a receita!
Os ingredientes são poucos :

  • 2 massas folhadas (aqui na França se encontra em qualquer supermercado, por menos de 2€, mas é possível fazer em casa também)
  • 2 ovos para o recheio + 1 ovo para dourar a massa
  • 175 gramas de amêndoas em pó (algumas receitas começam a partir de 125 gramas)
  • 80 gramas de manteiga meio derretida
  • 125 gramas de açúcar
  • 1 fava ou santon
Galette des rois - Fonte Pixabay
Galette des rois – Fonte Pixabay
  1. Comece colocando a primeira massa folhada em uma forma. Com um garfo, faça vários furinhos nela, pra evitar que ela inche no forno (às vezes forma uma sorte de bolha de ar que pode estragar a estética da sua galette).
  2. Em um recipiente, prepare o recheio, também chamado de frangipane : misture as amêndoas em pó, a manteiga derretida, o açúcar e os dois ovos.
  3. Distribua este recheio sobre a massa que já esta na forma.
  4. Esconda a fava e/ou santon dentro do recheio e cubra com a outra massa folhada. Cole bem as bordas das duas massas.
  5. Decore a massa com a ponta de uma faca, por exemplo, desenhe folhas ou o que a sua imaginação permitir.
  6. Em um copinho à parte, misture a gema do último ovo com um pouco de água. Com a ajuda de um pincel, passe esta mistura sobre a sua massa decorada, pra que sua galette fique douradinha quando sair do forno.
  7. Asse por cerca de 30 a 40 minutos a 180 °C (dependendo do seu forno) e já esta pronta pra oferecer um ótimo momento com a família ou entre amigos!

Adaptações e “revisitas” da receita

Pra que o recheio fique mais cremoso, coloque um pouco de creme de leite, de preferência espesso, pra evitar que o recheio fique muito líquido.
Pra dar um gostinho mais que especial à sua galette des rois, você pode acrescentar, de acordo com seu gosto :

  • Aroma de flor de laranjeira
  • Aroma de amêndoa amarga
  • Rum
  • Coco ralado – este é meu toque pessoal! 🙂
  • Pepitas de chocolate
  • Amêndoas en pedaços, maçãs caramelizadas, etc.

Estou ansiosa pra saber quem vai tentar esta receita em casa. Não deixe de voltar aqui pra me contar o que achou 🙂
Bon appétit !

Saiba mais

Wikipedia : galette des rois https://fr.wikipedia.org/wiki/Galette_des_Rois

Sobre Angélica Galvão 35 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*