Fonctionnaire, employé, salarié – aprenda francês

Fonctionnaire, employé, salarié - aprenda francês
Fonctionnaire, employé, salarié - aprenda francês

Quando uma pessoa está aprendendo francês, não é raro se apresentar dizendo frases como: “je suis fonctionnaire chez Renault”, o que pode causar espanto (ou no mínimo dúvida) no interlocutor.

O que a pessoa está querendo dizer é que é funcionária da empresa Renault, então onde está o problema?

Les fonctionnaires – funcionários públicos

Em francês existe uma nuance: a palavra fonctionnaire é usada para descrever um funcionário público, alguém que trabalha para algum órgão do Estado ou outra coletividade.

De forma geral os fonctionnaires são recrutados por meio de concurso, como no Brasil, e tem estabilidade (emprego permanente).

Existem grades de salários que regem as remunerações da função pública. As enfermeiras, por exemplo, ganhavam entre 1.583 € e 2.690 € bruto por mês em 2016 – de acordo com o Journal du Net (link abaixo).

Durante a campanha presidencial de 2017, um dos candidatos propôs reduzir o número de funcionários públicos, extinguindo 500.000 cargos. Monsieur François Fillon, de direita – partido Les Républicains, foi eliminado ainda no primeiro turno (não por esta proposta específica) com cerca de 20% dos votos.

Les employés et salariés du privé – funcionários da iniciativa privada

Para dizer que trabalha em uma organização da iniciativa privada, prefira termos como employé (empregado) ou salarié (assalariado).

Me corrijam se eu estiver errada, mas tenho a impressão que, no Brasil, se apresentar como empregado ou assalariado tem quase uma ponta de negatividade. Já em francês isto não é mal percebido. Vocês verão muita gente dizendo que é, por exemplo, “employé de bureau”, o que corresponde a alguém que trabalha em escritório.

Outra opção é dizer simplesmente: “je travaille chez Renault”, ou seja, “trabalho na Renault”. Isto porque nem sempre é necessário explicar qual é o seu tipo de contrato com a empresa.

Saiba mais

Qu’est-ce qu’un fonctionnaire ?
http://www.vie-publique.fr/decouverte-institutions/institutions/administration/acteurs/qu-est-ce-qu-fonctionnaire.html

Les salaires des fonctionnaires http://www.journaldunet.com/business/salaire/fonctionnaires

Sobre Angélica Galvão 36 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*