Crepe, aprenda a receita e conheça a origem!

Crepe: origem e receita
Crepe: origem e receita

Que tal aprender uma receita de crepe muito fácil pra poder reproduzir em casa essa gourmandise ?

Os crepes são uma das especialidades francesas que mais fazem sucesso – entre crianças e adultos 🙂 Até mesmo a imagem do crepe traz aquelas lembrancas de férias, fim de semana, momentos conviviais com a familia e os amigos.

Doces, os crepes podem ser recheados de nutella, caramelo (veja a nossa receita de caramel au beurre salé), geléias de frutas, doce de leite, e até de açúcar – sim, os franceses adoram esta formula!

Salgados, os crepes podem ser recheados de molhos de carne moída, frango desfiado com catupiry, presunto e queijo, ovo frito… e tudo mais que sua imaginação permitir!

A receita de crepe que proponho a vocês hoje utiliza apenas 4 ingredientes, que normalmente todo mundo tem em casa. O nome dela é 4-3-2-1 em referência às quantidades dos ingredientes, como vocês verão abaixo.

Um detalhe: a palavra francesa crêpe é feminina, ou seja, aqui dizemos que vamos comer “uma” crepe.

Origens do crepe

Dizem que os crepes existem há mais de 7 mil anos! Na época, eram constituidos de uma massa de cereais e água, cozida em pedras quentes.

Na França, o crepe é um alimento ligado à região da Bretanha, onde ele teria aparecido no século 13.

Os crepes salgados são tradicionalmente chamados de “galette” e feitos com farinha de sarraceno (sarrasin) que é um cereal mais escuro. O sarraceno, também chamdo de “blé noir” – trigo preto, teria sido trazido da Ásia durante o período das cruzadas.

Ingredientes

Vamos lá! Você vai precisar de:

4 copos de leite
3 ovos
2 copos de farinha de trigo
1 pitada de sal

Opcional

Note que a receita não leva açúcar, porque essa massa pode ser usada para crepes doces ou salgados. Claro que você pode acrescentar açúcar a gosto, se for a sua vontade.

Para dar um gosto diferente aos seus crepes, você pode acrescentar um pouco de essência de baunilha, flor de laranjeira (adoro!) ou até mesmo um pouco de rum.

Modo de preparo

Preparar a massa de crepe é simples, o que torna essa atividade interessante para fazer com crianças.

1) Em um recipiente, coloque dois copos de leite
2) Acrescente os 3 ovos e misture bem
3) Coloque os dois copos de farinha e a pitada de sal
4) Acrescente os dois outros copos de leite, misture tudo e a massa está pronta!

Não se assuste se a massa ficar bem líquida; é assim mesmo 😉

Deixo a massa “descansar” ou não?

Muitas receitas de crepe pedem um tempo de “descanso” de pelo menos uma hora entre o momento em que a massa foi preparada e o momento de passar pela frigideira. Esta aqui, não. Você já pode passar à etapa seguinte.

Preparação de crepe - Pixabay
Preparação de crepe – Pixabay

Sautez !

Não, não comece a dar pulinhos depois de preparar a massa de crepe 🙂 Em francês, o momento de “cozinhar” o crepe, ou seja, passá-lo na frigideira, se chama “sauter”, que também significa “pular”. Isto porque no momento de cozinhar, há um momento em que você pode reproduzir aquela cena legendária em que você joga o crepe pra cima com a sua frigideira pra virar o crepe do outro lado… SEM DEIXAR CAIR NO CHAO!

La crepière

Outra informação sobre os usos e costumes franceses: aqui você compra frigideiras especialmente feitas para “sauter” os seus crepes – se chama crepière.

Mas o que a crepière tem de diferente? As bordas são bem baixinhas e não são encurvadas para o interior, o que facilita este gesto em que você lança seu crepe pra cima!

Voltando à preparação dos nossos crepes…

Voltando à receita, na etapa seguinte você coloca sua frigideira no fogo médio (de preferência uma anti-aderente). Quando estiver quente, acrescente um pouquinho de manteiga, deixe derreter e coloque um pouco de massar, para cobrir a superficie da frigideira.

Dependendo da sua frigideira (se for realmente anti-aderente), não vai ser preciso colocar manteiga a cada novo crepe.

Atenção para não colocar massa demais e criar um crepe muito espesso. Eu, por exemplo, já sei que pelo tamanho da minha frigideira, tenho que colocar uma concha quase cheia pra obter um crepe de espessura ideal.

Preparação de crepe - Pixabay
Preparação de crepe – Pixabay

Deixe dourar de um lado. No meu caso, quando as bordas do crepe começam a se desgrudar da frigideira, já sei que está suficientemente cozido, então posso fazer “sauter” o meu crepe, ou seja, virar pra cozinhar do outro lado também.

Pronto! Seu primeiro crepe já pode ser consumido. Basta repetir as etapas até utilizar toda a massa e curtir seus crepes com seus recheios preferidos!

Voilà! Aproveite este momento em familia, entre amigos, sozinho… e volte aqui pra me contar suas experiências com crepes. A bientôt !

Veja o nosso vídeo de preparação desta receita de crepe

Bientôt disponible – disponível logo, logo no nosso canal Viver na França, no Youtube

Shares 182
Sobre Angélica Galvão 35 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*