Como escrever uma carta de motivação / lettre de motivation

Carta de motivação - lettre de motivation
Carta de motivação - lettre de motivation

Algo que surpreende as pessoas que vêm morar na França é a necessidade de enviar cartas de motivação (lettres de motivation) quando procuramos um emprego e até mesmo quando somos candidatos a uma vaga em certos cursos.

Mas o que é esta carta de motivação? Pra que serve?

Neste artigo vou falar um pouco a respeito e dar dicas para você redigir uma carta que vai aumentar suas chances de atingir seus objetivos (conseguir uma entrevista de emprego, etc.). No finalzinho, para felicitar os fortes que lerem o artigo até o final (compatilhamentos do artigo são bem-vindos!), dou o exemplo de uma carta de motivação, a partir do qual você poderá começar a escrever sua 😉

Pra que serve a carta de motivação / lettre de motivation ?

No Brasil é comum uma pessoa enviar um email de candidatura a uma vaga de emprego e colocar em anexo seu currículo, aqui chamado de CV (Curriculum Vitae). Parece óbvio que se o candidato envia seu currículo para uma empresa, em reposta a uma oferta que foi divulgada pela mesma, é sinal de que este candidato esta interessado no cargo e deseja se tornar colaborador da empresa em questão.

Aqui na França os recrutadores vão mais longe que isto e pedem sistematicamente que o candidato envie o currículo acompanhado de uma lettre de motivation (carta de motivação). Muitos profissionais de recursos humanos pensam que o currículo é um documento impessoal, que não deixa entrever a personalidade do candidato. Sendo assim, outro documento é necessário para conhecer melhor o candidato, antes mesmo de convidá-lo para uma entrevista. A carta de motivação se torna assim um primeiro filtro, ajudando o recrutador a fazer uma seleção das pessoas que gostaria de entrevistar.

A carta de motivação serve para que o candidato mostre que se informou sobre a empresa para onde está escrevendo e que tem as competências necessárias para assumir o cargo e ter sucesso nas missões que a empresa lhe atribuirá.

O que devo escrever na minha carta de motivação?

Pixabay - escritura
Pixabay – escritura

Quando o candidato entende o princípio da carta de motivação, vem em seguida o momento em que ele se encontra face à página branca, se perguntando o que deve escrever. Uma carta de motivação eficiente deve conter os elementos abaixo:

  • Informações gerais sobre
    • a identidade do candidato: quem sou eu?
    • o destinatário da carta: pra quem estou escrevendo?
    • o cargo para o qual desejo postular
  • Vem em seguida a parte mais difícil, o corpo da carta:
    • Por que estou enviando esta carta? Qual é o meu projeto profissional?
    • O que o recrutador precisa saber sobre mim e sobre meu percurso? Experiências anteriores que merecem ser citadas (cuidado! não é uma cópia do currículo), realizações profissionais que mostrem que sou feita para este cargo, competências que não constem obrigatoriamente no currículo (bom domínio da linguagem escrita e oral, capacidade de adaptação e de trabalho em equipe, autonomia, etc.), etc.
    • O que sei sobre sua empresa? Por que quero trabalhar aí? O que posso adicionar às equipes que já trabalham na empresa (novas competências, um novo olhar aos projetos, etc.)?
  • Conclusão na qual explico que estou disponível para dar maiores esclarecimentos e gostaria de vir discutir pessoalmente, no âmbito de uma entrevista com o recrutador.

Seja conciso, direto e dê informações concretas ao recrutador.

As saudações : les formules de politesse

Se você sabe exatamente para quem esta enviando a carta – às vezes o nome do recrutador está marcado na oferta de emprego, comece dizendo : “Madame Durand” ou “Monsieur Dupont”. Se não sabe, comece com a forma impessoal: “Madame, Monsieur”.

No parágrafo de conclusão, as pessoas costumam usar formulas extremamente formais que você provavelmente não verá em outros momentos da sua vida profissional. Aqui também você repete o que marcou no inicio do seu texto, veja este exemplo :

“Veuillez agréer, Madame Durand, l’expression de mes salutations distinguées » , algo como « Receba, Madame Durand, a expressão de minhas distintas saudações” ou “a expressão de minha mais elevada consideração”.

Cuidado com o vocabulário utilizado e com erros de ortografia

Talvez seja inútil insistir neste ponto, mas vou fazê-lo assim mesmo. A carta de motivação é um documento formal no qual você se apresenta em poucas linhas e tenta convencer o recrutador de que você é o candidato ideal para tal cargo. Evite usar um vocabulário muito familiar e, acima de tudo, evite erros de ortografia e gramática.

Se você já fala um pouco de francês, sabe que por aqui não se chama uma pessoa de “você” (“tutoiement”, dizer “tu”) no âmbito profissional – até que a pessoa deixe claro que esta de acordo com isto. Na sua carta de motivação é a mesma coisa: é preciso usar o “vouvoiement” – dizer “vous”, por exemplo : “votre entreprise” (vossa empresa).

E para evitar gafes, antes de enviar a carta faça uma pausa, saia um pouco, converse com amigos sobre outros assuntos… Volte mais tarde e releia seu texto, assim você terá tomado um pouco de distância e poderá identificar possíveis erros que não tinha visto antes – ou possíveis incoerências.

Outra dica: quando achar que a carta está pronta, tente pedir alguém para relê-la, isto também pode ser positivo.

Mas a carta de motivação não é redundante com o email que envio junto com o currículo?

No caso de uma candidatura por email, esta mensagem é o primeiro contato que o recrutador terá com o candidato. Por isto este email precisa ser bem escrito para criar no leitor a vontade de ir além e abrir os anexos (currículo e carta de motivação). Neste caso, o texto do email deve conter algumas informações bem sintéticas que o recrutador também encontrará na carta. Mas cuidado, a vocação do email é ser curto!

E os recrutadores lêem mesmo a carta de motivação?

Dizem que um recrutador passa menos de 1 minuto lendo a carta. Então é realmente útil escrevê-la? Ou é uma perda de tempo?

Esta questão divide o mundo profissional. Há recrutadores que dizem claramente que não lêem a carta, privilegiando o currículo. Outros afirmam que a carta é indispensavel e que é um sacrilégio não lê-la, pois dá indicios sobre a personalidade do candidato, sem contar que deixa ver se a pessoa sabe se expressar, se sabe alinhar suas idéias de forma coerente e sintética. Dizem mesmo que uma carta mal feita é eliminatória para o candidato – o que também é válido para os candidatos que nem enviam a tal carta.

Exemplo de carta de motivação / lettre de motivation

Este exemplo é fictício e pode não ser perfeito, mas serve de base pra quem quer começar. Usem, abusem e compartilhem!

Maria DA SILVA
72, Rue Auguste Comte
75006, Paris
Téléphone : 06 06 06 06 06
Adresse mail : email@gmail.com

Madame DURAND
Service Recrutement
ENTREPRISE
18, Avenue Pasteur
75015, Paris

Objet : Candidature pour le poste de designer graphique

Madame Durand,

Ayant une forte expérience dans le domaine de la publicité, je recherche actuellement un poste de designer graphique. C’est pourquoi je me permets de vous contacter. En effet, votre société mène des projets avec des approches innovantes, réussissant à augmenter la notoriété de vos clients, tout en fédérant vos collaborateurs autour d’une vision d’entreprise que je partage.

L’explosion des TIC (Technologie de l’Information et de la Communication) dans notre environnement a complètement révolutionné le monde du marketing. Ainsi, votre entreprise se place aujourd’hui comme l’un des piliers dans ce domaine, comme le démontrent les campagnes X et Y, qui ont marqué les esprits – même en dehors de la France.

En tant que designer au Brésil, j’ai pu acquérir de nombreux savoir-faire que j’aimerais mettre à votre disposition en intégrant votre équipe. Mon sérieux, ma motivation et ma détermination sont des atouts essentiels qui m’ont permis de m’impliquer entièrement dans les tâches qui m’ont été confiées. La mise en commun de nos compétences pourrait ainsi contribuer à la réalisation de vos projets.

Mes compétences notamment en HTML et méthodologies UX m’ont permis de concevoir du matériel publicitaire et de produire des médias destinés au Web. Entre autres réalisations, j’ai contribué au développement du magazine Viver na França et à la création de son identité visuelle, tout en passant par la mise en œuvre de campagnes marketing sur des médias sociaux.

Je suis à votre disposition pour tout renseignement complémentaire, ainsi que pour une rencontre qui me permettrait de vous faire preuve de ma motivation. Dans cette attente, veuillez agréer, Madame Dupont, l’expression de mes salutations distinguées.

Maria DA SILVA

Conclusão

O que é certo é que redigir uma carta de motivação eficiente é um trabalho árduo, pois demanda tempo. Tempo para exprimir por que queremos trabalhar naquele lugar e naquele cargo específico (não vale dizer que é pelo salário!); tempo para refletir sobre nosso projeto profissional, pois nem sempre isto é claro pra todo mundo e a obrigação de escrever a carta nos coloca face a nossos projetos de carreira; tempo para se informar melhor sobre a empresa em questão e saber o que ela faz e como está posicionada no mercado.

Pelo sim, pelo não, tenha um cuidado todo especial para redigir e enviar sua carta de motivação. Boa sorte nos seus projetos !

Saiba mais

APEC : https://cadres.apec.fr/

Sobre Angélica Galvão 35 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*