
Quem já visitou a França, com certeza já comeu um bom crepe, destes que se vendem por exemplo em quiosques no Quartier Latin, no Trocadero ou ainda em crêperies instaladas no país inteiro. E um dos recheios que se vendem muito bem é o famoso “caramel au beurre salé”, um caramelo cremoso feito com manteiga com sal e creme de leite.
Que tal aprender a fazer esse caramelo em casa e dividir com família e amigos um pouco desse prazer francês?
O caramel au beurre salé é uma ótima idéia também para cobrir sorvetes (tipo sunday) e mesmo para rechear bolos – neste caso adapte a receita abaixo para conseguir a boa quantidade de acordo com o tamanho do seu bolo.
Origem do caramel au beurre salé
Antes de passar diretamente a receita, vamos falar sobre a história deste caramelo? Ele não é tão antigo como podemos imaginar.
Um chef de cozinha, Henri Le Roux, que já era conhecido por fabricar chocolates, se instalou em Quiberon na Bretanha (região do oeste da França) e decidiu criar uma nova receita usando a manteiga com sal – verdadeiro orgulho bretão. Três meses depois, nascia o nosso tão apreciado caramel au beurre salé!
Ingredientes
- 150g de açúcar
- 400ml de água
- 90g de manteiga com sal, cortada em pedacinhos
- 10 colheres de sopa de creme de leite sem soro
Modo de fazer
Leve ao fogo o açúcar e a água até obter uma coloração dourada. Isto pode demorar alguns minutos, tempo que a água vai levar para evaporar e permitir a caramelização do açúcar.
Cuidado, este é o momento delicado da receita. Se passar para a próxima etapa muito cedo, o caramelo terá um gosto menos pronunciado. Se, ao contrário, esperar tempo demais, o caramelo terá um gosto de queimado e será definitivamente perdido (ninguém merece caramelo queimado, não é?).
Quando obtiver a coloração desejada, tire rápido a panela do fogo e acrescente a manteiga, misturando com energia.
Recoloque a panela no fogo, acrescente o creme de leite, misture por alguns segundos para homogeneizar tudo isso.
Sem esperar, coloque o caramelo em outro recipiente para que páre de cozinhar. Por enquanto ele ainda terá um aspecto um pouco líquido. Leve o recipiente à geladeira por algumas horas, o que vai “engrossar” o caramelo, provavelmente pelo resfriamento da manteiga. O resultado final deverá ter a aparência de um doce de leite cremoso.
Voilà! Seu caramel au beurre salé está pronto para ser utilizado!
Outras variações da receita
Também é possível fazer este caramelo sem água e neste caso dizemos que é um “caramel à sec”. Este tipo de caramelo exige mais técnica, porque é mais difícil controlar a temperatura do açúcar e as chances de queimar o caramelo são grandes.
Agora, c’est à toi de jouer! Faça a receita em casa e me diga o que achou!
Deixe uma resposta