Caramel au beurre salé: origem e receita

Pixabay - Crêpe avec du caramel au beurre salé
Pixabay - Crêpe avec du caramel au beurre salé

Quem já visitou a França, com certeza já comeu um bom crepe, destes que se vendem por exemplo em quiosques no Quartier Latin, no Trocadero ou ainda em crêperies instaladas no país inteiro. E um dos recheios que se vendem muito bem é o famoso “caramel au beurre salé”, um caramelo cremoso feito com manteiga com sal e creme de leite.

Que tal aprender a fazer esse caramelo em casa e dividir com família e amigos um pouco desse prazer francês?

O caramel au beurre salé é uma ótima idéia também para cobrir sorvetes (tipo sunday) e mesmo para rechear bolos – neste caso adapte a receita abaixo para conseguir a boa quantidade de acordo com o tamanho do seu bolo.

Origem do caramel au beurre salé

Antes de passar diretamente a receita, vamos falar sobre a história deste caramelo? Ele não é tão antigo como podemos imaginar.

Um chef de cozinha, Henri Le Roux, que já era conhecido por fabricar chocolates, se instalou em Quiberon na Bretanha (região do oeste da França) e decidiu criar uma nova receita usando a manteiga com sal – verdadeiro orgulho bretão. Três meses depois, nascia o nosso tão apreciado caramel au beurre salé!

Ingredientes

  • 150g de açúcar
  • 400ml de água
  • 90g de manteiga com sal, cortada em pedacinhos
  • 10 colheres de sopa de creme de leite sem soro

Modo de fazer

Leve ao fogo o açúcar e a água até obter uma coloração dourada. Isto pode demorar alguns minutos, tempo que a água vai levar para evaporar e permitir a caramelização do açúcar.

Cuidado, este é o momento delicado da receita. Se passar para a próxima etapa muito cedo, o caramelo terá um gosto menos pronunciado. Se, ao contrário, esperar tempo demais, o caramelo terá um gosto de queimado e será definitivamente perdido (ninguém merece caramelo queimado, não é?).

Quando obtiver a coloração desejada, tire rápido a panela do fogo e acrescente a manteiga, misturando com energia.

Recoloque a panela no fogo, acrescente o creme de leite, misture por alguns segundos para homogeneizar tudo isso.

Sem esperar, coloque o caramelo em outro recipiente para que páre de cozinhar. Por enquanto ele ainda terá um aspecto um pouco líquido. Leve o recipiente à geladeira por algumas horas, o que vai “engrossar” o caramelo, provavelmente pelo resfriamento da manteiga. O resultado final deverá ter a aparência de um doce de leite cremoso.

Voilà! Seu caramel au beurre salé está pronto para ser utilizado!

Outras variações da receita

Também é possível fazer este caramelo sem água e neste caso dizemos que é um “caramel à sec”. Este tipo de caramelo exige mais técnica, porque é mais difícil controlar a temperatura do açúcar e as chances de queimar o caramelo são grandes.

 

Agora, c’est à toi de jouer! Faça a receita em casa e me diga o que achou!

Sobre Angélica Galvão 35 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

1 Trackback / Pingback

  1. Crepe, aprenda a receita e conheça a origem! - Viver na França

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*