Biblioteca para cegos? Na França tem!

Biblioteca sonora ADV - Paris
Biblioteca sonora para pessoas com dificuldades visuais e motoras

Biblioteca para cegos?
Caminhando por uma rua pacata de Paris, me surpreendi vendo esta fachada:

Uma biblioteca sonora?! Isso mesmo!

Trata-se de uma biblioteca que propõe gratuitamente livros em formato mp3 para pessoas cuja saúde não permite ler: cegos, mas também portadores de outras deficiências visuais e até mesmo motoras. Hoje, mais de 15.000 pessoas beneficiam deste serviço.

Estes livros sonoros podem ser utilizados em equipamentos de leitura tradicionais (leitores de CD, etc.) e também em equipamentos específicos, mais ergonômicos e adaptados às pessoas com dificuldades visuais (que aqui são chamadas de “malvoyantes“).

Pixabay - Victor, acessibilidade
Pixabay -Leitor Victor

Como funciona?

Para se inscrever e conseguir empréstimos, basta levar um atestado médico ou o cartão de invalidez (além de fornecer dados administrativos, como nome e endereço).

Quem cuida de tudo isto é uma associação de voluntários, l’Association des Donneurs de Voix (ADV, Associação dos Doadores de Voz), que foi criada em 1972 e reconhecida como sendo de utilidade pública em 1977.

Além de se ocupar da parte administrativa, os voluntários (2.600 pela França!) também emprestam sua voz, gravando os textos para incrementar o catálogo da biblioteca. Todo mês, cerca de 100 novas obras (livros e revistas) são interpretadas em todo o país!
E o catálogo é diversificado: atualmente ele conta mais de 100.000 livros e revistas!

Quanto custa para o usuário?

Vale ressaltar que os serviços da biblioteca sonora são totalmente  gratuitos. Até mesmo os valores de frete para o envio dos livros (ou melhor, dos suportes) são da responsabilidade da associação. Isto favorece a integração das pessoas com necessidades especiais e o acesso ao conhecimento e à cultura, mesmo se elas não têm recursos financeiros à disposição.

O funcionamento da associação é financiado por meio de subvenções e outras ajudas vindas de particulares, mas também de organismos como o Lions Club.

E adivinhe? Não é apenas em Paris que esta biblioteca existe. São 115 no total, espalhadas por toda a França!

Saiba mais

Se este assunto te interessa, se você está na França e quer se tornar voluntário, saiba mais via o site da Association des Donneurs de Voix (em Francês)
http://www.advbs.fr

Bibliothèque Sonore de Paris
7, place Madeleine Renaud et Jean-Louis Barrault, 75015 PARIS

Sobre Angélica Galvão 36 artigos
Sou uma brasileira que vive na França há 10 anos e que tem sede de novos conhecimentos e novas experiências, com o intuito de compartilhá-los. Mamãe de dois lindos garotos, companheira, filha, irmã, amiga, engenheira em informática e sistemas de informação (TI), blogger nas horas vagas :-)

Comente pelo Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*